< voltar

Notícias do Mercado

Apresentações do 13º CERTFORUM destacam usos do certificado ICP-BRASIL em diversos setores


24/09/2015 - Fonte: ITI

Na tarde do primeiro dia do 13º CertForum – Fórum de Certificação Digital foram realizadas duas mesas, completando as apresentações da Etapa Brasília do evento. As aplicações do Governo Federal que utilizam o certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil com objetivo de proporcionar mais segurança, celeridade e economia de insumos foi tema da primeira mesa da tarde.

O sistema e-Protocolo, da Agência Nacional de Águas – ANA, foi tema da apresentação da coordenadora do Centro de Documentação do órgão, Andréia Xavier. A coordenadora explicou que o e-Protocolo, sistema que permite o protocolamento por meio digital sem a necessidade de apresentação dos documentos em papel, faz parte do projeto “Papel Zero”, que visa a substituição de papéis por documentos digitais na Agência. “A certificação digital ICP-Brasil é uma importante aliada nesse processo, pois ela garante a validade jurídica dos documentos assinados digitalmente”, destacou Xavier.

Em seguida, a analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Zahra Gadelha, falou sobre o novo sistema do Ministério, o Decom Digital, que possibilita a assinatura digital de documentos de defesa comercial, inclusive por representantes do exterior. “O uso de documentos assinados digitalmente com o certificado ICP-Brasil traz uma série de benefícios. O uso do certificado pelas partes do exterior envolvidas, por exemplo, agrega mais segurança aos processos”.

Encerrando a mesa o diretor do Departamento de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Márcio Borges, e o gerente da Divisão de produtos do MTE da Dataprev, Flávio Sampaio, apresentaram o Sistema de Requerimento de Seguro-Desemprego – RSD. “A adesão ao sistema digital de requerimento de seguro-desemprego, por meio do EmpregadorWeb, foi muito importante para o combate às fraudes. Com o uso do certificado, caso alguém tende solicitar o seguro de forma fraudulenta, temos como identificar e chegar até o fraudador”, afirmou Borges.

Os usos do certificado digital na área da saúde foi o tema da última mesa do primeiro dia do 13º CertForum – Etapa Brasília. O diretor executivo da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS, Marcelo Silva, o Analista em Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória, Paulo César Fernandes, e o diretor de Tecnologia da Informação e Processos do Grupo Santa Helena Saúde, Adriano Carlos Gliorsi, apresentaram iniciativas que estão melhorando a gestão da saúde, tanto no setor público quanto privado, e proporcionando mais segurança e eficiência nos atendimentos prestados.