< voltar

Notícias do Mercado

Assinatura Digital e Lacração dos sistemas do TSE


04/09/2014 - Fonte: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluirá, nesta quinta-feira, 4, a partir das 18h, a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais que serão usados nas eleições de outubro. O sistema em sua versão final será assinado digitalmente pelo presidente do TSE, Ministro Dias Toffoli, e pelas demais autoridades presentes no evento.

Logo após a assinatura, os resumos digitais (hashes) de cada programa desenvolvido serão entregues aos partidos, OAB, Ministério Público e também serão publicados no Portal do TSE. Os programas serão gravados em mídias não regraváveis, lacrados e armazenados em cofre controlado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Depois, os sistemas serão encaminhados a todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) e só funcionarão nos computadores da Justiça Eleitoral após ativação por senhas geradas pela Corte Eleitoral.

A blindagem de todos os programas que serão usados na solução automatizada eleitoral garante a autoria dos softwares e sua integridade. Assim, é possível garantir que o programa em funcionamento na Urna Eletrônica passou pelo crivo da leitura das assinaturas digitais realizado quando a urna é acionada, evidenciando que os programas utilizados são originários do Tribunal Superior Eleitoral e estão totalmente íntegros.