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Notícias do Mercado

Argo Seguros inova em Transportes e lança “Carta Protesto com Certificação Digital”


28/08/2016 - Fonte: pautas.incorporativa.com.br

A Argo Seguros – seguradora especialista em Transportes, Responsabilidade Civil e Patrimonial – acaba de lançar no mercado mais uma novidade. Trata-se da “Carta Protesto com Certificação Digital”, um serviço de certificação digital via e-mail, que não valida apenas a assinatura, mas o documento inteiro.

Para entender melhor as vantagens que esse serviço exclusivo oferece é preciso conhecer um pouco da legislação brasileira. Se ocorrer qualquer dano ou falta à mercadoria durante seu transporte - seja por via aérea, marítima ou rodoviária - o importador/recebedor tem até 10 dias corridos, contados da data de constatação do dano ou falta, para entregar aos responsáveis pelo transporte, logística, movimentação e armazenagem da carga, a Carta Protesto.

Geralmente essa comunicação é feita através de carta registrada. Porém, como o documento pode sofrer atrasos para ser entregue, o cliente corre o risco de perder o direito a indenização de um sinistro coberto. “Esse é um dos principais problemas que enfrentamos. As empresas não conhecem esse artigo do Código Civil (art. 754) e isso pode prejudicá-las quando ocorre o sinistro”, revela Vanderlei Moghetti, gerente de Sinistro de Transportes da Argo Seguros.

Foi pensando justamente numa maneira de garantir a efetividade desse procedimento aos seus segurados que a companhia criou o serviço de “Carta Protesto com Certificação Digital”. O processo é totalmente online, rastreia todo o percurso do documento, e ainda emite um relatório com todos os dados, do envio da mensagem à chegada na máquina do destinatário e leitura, se os anexos foram abertos, entre outras coisas.

Dessa forma, ao enviar um e-mail com a certificação digital, o segurado garante que a sua mensagem passe a ser aceita como prova de entrega da Carta Protesto, o que elimina os riscos citados acima. “Nenhuma seguradora autoriza este tipo de procedimento, que facilita e simplifica todo o processo de emissão e envio da Carta Protesto pelo segurado”, garante Salvatore Lombardi Jr, diretor de Transportes da Argo Seguros.

Ainda segundo o executivo, como o e-mail é automático, o destinatário recebe praticamente na mesma hora, eliminando o risco do documento não ser entregue no prazo previsto na legislação vigente e condição do seguro. “Isso proporciona redução de custos e evita uma série de complicações para acionarmos a cobertura do seguro e, principalmente, garante o direito de indenização do segurado e a possibilidade de ressarcimento da seguradora por sub-rogação de direito”, explica.

Na ocorrência de sinistro, depois que toda a documentação for entregue, a Argo Seguros realiza o pagamento, em média, em 10 dias corridos. Esse prazo é um dos mais baixos do mercado, já que as seguradoras podem efetuar a indenização devida em até 30 dias, conforme previsto nas condições gerais dos seguros de Transportes. Vale lembrar ainda que a Carta Protesto com Certificação Digital é um serviço válido para o transporte internacional e nacional.