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Notícias da QualiSign

Comgás apresenta solução de assinatura digital no II Seminário Nacional de Certificação Digital


16/06/2014

O II Seminário Nacional de Certificação Digital, que aconteceu recentemente, em São Paulo, foi uma mostra da importância que a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil vem atingindo nos últimos anos em diversos setores da economia brasileira. Com grande participação de público, o evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid e com o apoio do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, destacou aplicações que fazem uso da certificação no estado de São Paulo.

Durante o II Seminário vários casos de sucesso foram apresentados apontando as melhorias alcançadas, como redução de custos e aumento na segurança das transações. O gerente de Compras e Contratações da Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, Fernando Mattedi, destacou o fato de que a maior parte das empresas, inclusive as micro e pequenas, possuem um certificado digital, o que possibilita a assinatura de contratos de forma ágil e eficiente. Na Comgás, de acordo com Mattedi, contratos que antes levavam cerca de 20 dias para serem assinados, atualmente levam cerca de 4 horas.

O fato que motivou sua equipe a buscar uma solução, foi a insatisfação com o processo de contratação de fornecedores. Era um fluxo longo e lento de papéis, assinaturas, cópias, firmas reconhecidas e assinaturas de próprio punho e outras atividades burocráticas. Segundo Mattedi, a digitalização, a recuperação de documentos em papel e o controle demandavam muito tempo do seu pessoal. Foi quando decidiram buscar uma solução de assinatura digital.

Mattedi disse também que os pré-requisitos para escolher uma solução de assinatura digital eram de ”budget de investimentos entre 0 e nada”, ou seja, sem investimento de infraestrutura. Além disso, contou que a solução deveria ser um software nacional que seguisse as regras da ICP-Brasil e que utilizasse os computadores atuais da companhia, sem demandar upgrades. Baseado nestas premissas a Comgás decidiu pela escolha do Portal QualiSign de assinatura digital.

Foram demonstrados vários benefícios: 61% de redução de custos, redução média de 25 dias para 4 horas, sustentabilidade com economia de 7 árvores/ano, mobilidade e controle de poderes, porém o ganho de produtividade de sua equipe foi um dos mais enfatizados: “agora eles executam tarefas que agregam mais valor para a Comgás”.

A cultura do papel ainda é forte. Mattedi disse que, no início, muitos fornecedores tiveram resistência em adquirir o certificado digital e assinar digitalmente documentos. Muitos alegavam que não tinham o certificado digital. Mas, depois que a Comgás assinou digitalmente e rapidamente um contrato com uma pequena empresa de terraplenagem que possuía apenas dois funcionários, concluiu-se que não havia justificativa nenhuma para uma empresa não ter um certificado digital. “Hoje estes fornecedores tem uma avaliação ótima do processo de assinatura digital”, comentou.

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