Clientes e Casos de Sucesso

Banco Paulista ganha produtividade e agilidade com uso da assinatura digital

Redução do tempo médio de formalização de contratos de 10 para 2 dias.

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Solução Proposta

Solução SaaS (Software como Serviço) de Assinatura Digital e Workflow através do Portal QualiSign.

Necessidade do Cliente

Agilizar a formalização e gestão de contratos e simplificar processos

Sobre o Banco PAULISTA

Fundado em 1990, O BANCO PAULISTA atua como banco múltiplo, oferecendo produtos e serviços em vários segmentos: Empréstimos para pessoas jurídicas, Câmbio, Ouro e Finanças Estruturadas. É líder em número de operações de Custódia de FIDCs e está entre as maiores Instituições Financeiras de Câmbio do Brasil. Também se destaca no Mercado de Ouro, sendo um dos principais players do mercado. Os clientes do BANCO PAULISTA contam com a atuação direta dos Acionistas, que, além de exercerem posições de liderança nos mercados em que atuam, dedicam toda sua experiência, conhecimento e relacionamento para proporcionar um atendimento eficiente e personalizado.

Banco Paulista História de sucesso com a QualiSign

A Experiência

O Banco Paulista fechou sua participação em câmbio em 2016 com uma movimentação aproximada de 20 bilhões de dólares, 8º em volume de operações e com 29.000 operações só no mercado primário, segundo ranking divulgado pelo BACEN. “Uma área de câmbio muito ativa e com um volume bem expressivo de operações precisa sempre pensar em racionalizar e simplificar seus processos, além de desburocratizar para absorver o crescimento da demanda”. É com este pensamento que Tarcísio Rodrigues Joaquim, Diretor de Operações Internacionais do Banco Paulista e da SOCOPA (Corretora de Câmbio), sempre se orienta na busca de melhorias dos processos operacionais. Em 2014 implementou o uso da assinatura digital em contratos de câmbio. Avaliou algumas soluções de mercado e selecionou a QualiSign, pela facilidade de integração e melhor composição de custo/benefício oferecida.

Resistência Cultural

Apesar de a implantação ter sido rápida e com sucesso, a principal barreira ainda é a mudança cultural do papel para o meio digital. “Apesar de a validade jurídica da assinatura digital ser inquestionável, ainda assim muitos clientes querem ter algum papel, seja para registrar, para efeito fiscal ou para anexar ao processo. Estas são as principais justificativas dos clientes que ainda resistem à mudança”, afirma Tarcísio.

Crescimento do uso da assinatura digital e eletrônica

Apesar da resistência, o uso vem sendo conquistado paulatinamente, à medida que os clientes percebem os benefícios ao adotá-lo. Além do mais, o BACEN recentemente autorizou o uso da assinatura eletrônica, aquela que não exige o certificado digital. “É uma alternativa que o banco está avaliando. Sua adoção poderá propiciar o crescimento da adesão dos clientes para o mundo digital, pois aqueles que não possuem o certificado digital terão a possibilidade de assinar os contratos de câmbio por meio do mesmo portal de assinaturas que os clientes já utilizam”, afirmou Tarcísio. Em 2016 o volume de contratos assinados digitalmente era cerca de 30% do total do mercado primário e em 2017 já percebemos um crescimento deste indicador.

Ganho de tempo

Agilidade é uma das características mais expressivas quando falamos em resultados da assinatura digital. Isto se deve à simplificação e consequente redução do tempo gasto na formalização do contrato quando usamos a assinatura digital. “Os prazos de formalização via papel giram em torno de 7 a 10 dias, enquanto que com a assinatura digital eles são reduzidos para 1 ou 2 dias. Além de o processo ser muito mais rápido, pois elimina a remessa via motoboy ou correio e a coleta física da assinatura no papel, também o racionalizamos dentro do banco, pois não há necessidade de abonar as assinaturas, processo moroso e necessário quando se assina no papel’. Explicou Sérgio José Da Silva, Gerente de suporte ao cliente do Banco Paulista.

Adeus arquivo morto

Com o processo eletrônico a redução de custos é evidente, pois custos no tratamento do papel, no abono de assinaturas, no controle e armazenamento físico por 5 anos praticamente deixam de existir. “A economia também ocorre com o cliente do banco, uma vez que ele não precisa mais imprimir o contrato em 2 vias nem enviá-lo ao banco por motoboy ou correio. Tudo isso é resolvido de forma digital e com segurança” reforça Sérgio.

Mais capacidade com os mesmos recursos

Com todas as melhorias no processo houve ganho de 10% em produtividade. Segundo Tarcísio, com os mesmos recursos o banco conseguiu aumentar e melhorar sua capacidade de atendimento, suportando ainda o crescimento do volume de operações.

Uma ajuda ao planeta

Outro ponto sempre importante é a questão da sustentabilidade. Pelo volume de contratos em 2016, o Banco Paulista evitou a derrubada de 8,6 árvores, eliminando o consumo de 1152kw de energia e 6.480 litros de água, que seriam gastos na produção deste papel. Também economizou a emissão de 11,6 toneladas de CO2 que seriam gerados na sua produção. Eliminar o papel é evitar corte de árvores.

Segurança e Compliance

Nos dias de hoje, não basta uma solução mais rápida e mais barata. É preciso ser segura também. Operações financeiras exigem segurança e rastreabilidade, ou seja, todo o processo de assinatura e acesso ao portal deve ser registrado de acordo com as políticas de segurança do banco. A assinatura digital assegura também a integridade, confidencialidade e autenticidade às informações eletrônicas. “Temos um melhor controle sobre quem tem poderes para assinar pelo cliente”, reforçou Tarcísio.

Perspectivas

“2017 já está sendo um ano mais promissor. Com o cenário melhor da economia e do mercado de câmbio, a expansão do uso do certificado digital e a possibilidade do uso da assinatura eletrônica, continuaremos vencendo as resistências da cultura do papel por meio da introdução do mundo digital, em nome de um mercado mais dinâmico, mais rápido e eficiente, com ganhos significativos para os clientes, colaboradores e para o banco. ” Concluiu Tarcísio.

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