< voltar

Notícias do Mercado

Certificação Digital deve crescer 20% em 2015, prevê ANCD


22/06/2015 - Fonte: administradores.com.br

O mercado de certificação digital está em amplo crescimento e este ano deve fechar com alta de 20% em relação ao ano anterior. É o que afirma o diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Antonio Cangiano. De acordo com o executivo, o crescimento se deve ao conhecimento gradativo dos benefícios, confiabilidade e economias de custo que a certificação proporciona.

“A certificação digital já é uma realidade no Brasil, principalmente para as empresas, que precisam entregar obrigações fiscais, por exemplo, com o uso de um certificado. Mas, com o tempo, acreditamos que esta tecnologia também alcance um grande número de pessoas físicas, que verão nela facilidades e benefícios para o dia a dia, como assinatura de documentos, entrega do Imposto de Renda, dentre outros benefícios e vantagens”, esclarece Cangiano.

O diretor ainda comenta que este crescimento é contínuo nos últimos anos. “Registramos aumento no mercado de Certificados Digitais entre 15% e 20% há alguns anos.” Ou seja, diz ele, embora exista há quase 20 anos, a certificação digital no Brasil é algo relativamente ainda muito novo, que requer ainda muito trabalho de conscientização e educação sobre sua importância. Por isso o crescimento se dá de forma expressiva ano a ano.

O certificado digital é a identidade no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços na esfera digital, com validade jurídica, agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.