< voltar

Notícias do Mercado

Certificação Digital, imprescindível na área médica


19/10/2016 - Fonte: Portal Segs

A Certificação Digital tornou-se algo imprescindível para vários segmentos da sociedade, incluindo a medicina. Na semana em que se comemora o Dia do Médico (dia 18), é preciso que se lembre dos avanços que se obteve em termos de prontuários eletrônicos dos pacientes (PEP) e outros procedimentos, inclusive diagnósticos remotos assinados, a elaboração de receituários e até autorização remota de retirada de fármacos, a partir da utilização do Certificado Digital. A declaração é do Diretor-Executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Antonio Sergio Cangiano.

Para ele, é bom que os médicos e profissionais da área médica estejam atentos a isso, aos benefícios do uso do Certificado Digital. “A cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital com valor legal semelhante à manuscrita, ou seja, o uso dessa tecnologia permite aos médicos a proteção contra laudos, atestados e autorizações falsas, já que não há como falsear a assinatura digital, ainda mais associada à biometria do proprietário. Sem contar que o uso da Certificação garante processos muito mais ágeis, evita fraudes e oferece um ambiente mais seguro, tanto para os médicos, quanto para os pacientes”.

De acordo com Cangiano, diversos hospitais, clínicas e laboratórios do País já utilizam o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) integrado à Certificação Digital. “Desta forma, sem essa tecnologia adicionada ao CRM Digital, é possível que o médico fique impossibilitado de atuar em muitos desses locais. O PEP é a integração de todos os prontuários médicos e odontológicos de um paciente que, quando utilizado com Certificado Digital, elimina totalmente o uso do papel, dando a essa ferramenta mais uma característica essencial nos dias atuais, a sustentabilidade.

“Mais que isso, o Certificado Digital coíbe erros, confusão de nomes com pacientes e medicamentos, permite manter atualizado o histórico único de cada pessoa”. O futuro, segundo Cangiano, caminha para todos serem reconhecidos com a segurança da certificação digital. “Então, a nossa função é dar à sociedade todas as informações necessárias para que a Certificação Digital seja compreendida em todos os seus benefícios principais: economia de tempo, dinheiro e muito mais segurança”, diz Cangiano.

Antonio Cangiano é Diretor-Executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD)