< voltar

Notícias do Mercado

Certificado Digital é indispensável para as empresas

Documento otimiza processos e garante a segurança nas transações online


19/09/2014 - Fonte: segs.com.br

Há pouco mais de três anos, tornou-se obrigatória a utilização de Certificado Digital para acessar o portal de diversos órgãos fiscalizadores, financeiros e governamentais. Essa mudança ocorreu para garantir mais autenticidade e segurança às informações prestadas na internet, pois apenas quem possui o Certificado pode realizar certas transações. Ou seja, funciona da mesma maneira que os documentos tradicionais, como o RG e o CPF, que precisam ser apresentados em determinadas operações.

Em virtude da identidade conferida à empresa no meio virtual, as novas empresas precisam adquirir essa certificação já no inicio dos negócios. “Ao abrir uma empresa é importante ter em mãos o Certificado, que é uma assinatura oficial e permite o acesso a vários serviços. Sem o Certificado, a empresa fica com o acesso restrito à Receita Federal, por exemplo”, afirma Paula Roberta Leite, contadora do escritório Camargo Contábil, explicando que mesmo assim serão serviços limitados a serem feitos somente com a senha, via web.

Por meio do Certificado Digital, as empresas podem transmitir informações a sites extremamente importantes, como o Conectividade Social, por exemplo, ou ainda o e-CAC, no qual poderá solicitar registro da marca ou produto no INPI, emitir Nota Fiscal Eletrônica, entre outros serviços.

Para Leite, essas múltiplas funcionalidades possíveis com o Certificado Digital representam um avanço aos contadores e empresa. “Agora é mais prático, eu não preciso da assinatura do cliente para cada operação, nem decorar senhas específicas de cada cliente, além disso é mais seguro”, disse a contadora, que usa a certificação para seu trabalho e no atendimento aos clientes e não imagina como uma empresa pode atuar sem a utilização de um Certificado Digital.