< voltar

Notícias do Mercado

Use a tecnologia do certificado digital para agilizar seu IR


06/04/2015 - Fonte: contabeis.com.br

Quando chega o momento de declarar o Imposto de Renda, grande parte dos contribuintes tem medo de errar no preenchimento e cair na malha fina, isto é, ter a declaração retida por eventuais pendências e não receber a restituição. Para garantir mais tranquilidade para os cidadãos, a Receita Federal, que já solicita o uso de certificado digital para acessar várias operações, permite que os contribuintes usem esse recurso para facilitar a declaração.

Na prática, ao usar o certificado digital do tipo e-CPF (como esse), o contribuinte acessa uma declaração de Imposto de Renda pré-preenchida com as informações colhidas das fontes pagadoras. Isso diminui as chances de erro na entrega do documento, já que os dados presentes nessa declaração já foram comprovados pela Receita Federal. Entre as informações que existem no arquivo estão: deduções, bens, rendimentos e dívidas.

O Certificado Digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF e, em virtude disso, também serve para identificar o usuário. Além da identificação, o certificado digital confere valor jurídico às informações prestadas no ambiente online, já que não há a assinatura física. Vários portais do governo já solicitam a utilização desse documento, como o e-Cac da Receita Federal, o Conectividade Social da Caixa Econômica Federal e até bancos privados, para a assinatura de contratos de câmbio.