< voltar

Notícias do Mercado

Imobiliária de Brasília implanta assinatura digital de contratos


15/05/2018 - Fonte: Exame

Ninguém gosta de burocracia, muito menos no mundo dos negócios. Em qualquer setor do mercado, as empresas mais bem-sucedidas são as que mais prezam pelo relacionamento com seus clientes, oferecendo produtos e serviços de qualidade e zelando para que todas as etapas de cada relação de negócio sejam cumpridas com o máximo de eficiência possível.

No mercado imobiliário, essa realidade não é diferente. Porém, as construtoras, incorporadoras e, principalmente, as imobiliárias, esbarram todos os dias com uma dificuldade que as atrapalha nesses processos: a burocracia, principalmente no que tange à assinatura e reconhecimento de firma de contratos.

De acordo com o estudo Doing Business, divulgado anualmente pelo Banco Mundial, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking dos países que gastam mais tempo na preparação de documentos. São 1958 horas por ano dedicadas exclusivamente à burocracia , enquanto a média nos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Japão e países da União Europeia, segundo o mesmo estudo, é de 160,7 horas.

“Torna-se difícil manter padrões de qualidade no atendimento aos clientes com os obstáculos que a burocracia nos impõe, mas não é impossível”, afirma Tarik Faraj, sócio-fundador da imobiliária TRK Imóveis (www.trkimoveis.com.br). Segundo ele, a solução está em investimentos estratégicos. “Nós decidimos apostar na tecnologia em um dos processos mais comuns do nosso cotidiano: a assinatura de contratos de aluguel. Implantamos a assinatura digital”, explica.

O que muda com a assinatura digital?

Para maior segurança de todas as partes envolvidas, toda transação no mercado imobiliário é estabelecida por meio de um contrato, em que cada cláusula vai regulamentar os direitos e deveres da imobiliária, do proprietário e do inquilino ou comprador, nos contratos de compra e venda ou aluguel de imóveis. Para comprovar ciência e o compromisso com o que está sendo estabelecido, as mesmas partes assinam esse documento e está firmado o contrato.

Até hoje, o mais comum é que essas assinaturas sejam feitas manualmente e essa característica demanda deslocamentos, muitas idas a cartórios e, por consequência, mais tempo e dinheiro envolvidos no cumprimento do processo. Entretanto, o mais comum nem sempre é o mais eficiente e a implantação da assinatura digital de contratos é mais um exemplo que comprova esse argumento.

É necessário entender que assinatura digital é diferente de assinatura eletrônica. Não se trata, por exemplo, de uma assinatura manual digitalizada ou escaneada, processo que poderia ser facilmente manipulado. A assinatura digital é um método de autenticação de informação que utiliza recursos criptográficos para comprovar a integridade do documento que está sendo assinado, assim como a identificação e autenticação do autor e do registro da assinatura. Dessa forma, não apenas está garantida a validade do documento em questão, como a assinatura digital se estabelece como um método mais moderno e muito mais ágil que a assinatura física.

Boa notícia para os brasilienses

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que, em Brasília, o número de residências alugadas está bem acima da média nacional: 28,2% na capital federal contra 17% no restante do país. Além disso, a pesquisa revelou que apenas 54,9% dos habitantes do DF têm casa própria. Com base nesses números, pode-se imaginar todo o tempo e dinheiro que poderiam ter sido poupados se a assinatura digital já fosse uma realidade mais constante. “Nossa meta agora é reduzir tempo, reduzir custos, simplificar processos, permitir que os contratos sejam assinados a longa distância e até ser mais sustentável, usando menos papel”, finaliza Tarik Faraj, da TRK Imóveis.

Conheça a TRK Imóveis

A TRK Imóveis é uma imobiliária full service especializada em venda, aluguel, lançamentos e soluções urbanísticas e ambientais. Com vasta experiência no mercado imobiliário, a TRK Imóveis tem sede em Brasília e é parceira da Lopes, um dos maiores grupos imobiliários do país. Para conhecer mais sobre os serviços da TRK, acesse o site http://www.trkimoveis.com.br.