< voltar

Notícias do Mercado

ITI e UnB vão criar app para conferir assinatura digital em arquivos PDF


18/08/2015 - Fonte: Convergência Digital

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI e a Fundação Universidade de Brasília – FUB/UnB, assinaram ontem (17/08), um Termo de Cooperação para pesquisa e desenvolvimento de um aplicativo que possibilitará a criação e verificação de assinaturas digitais em arquivos PDF, baseadas no padrão de assinatura PAdES da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

No encontro, o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos, disse que o acordo será a primeira iniciativa mundial nessa linha. "O aplicativo criado a partir desta cooperação será incorporado ao gerador e visualizador de arquivos PDF e facilitará o uso da certificação digital ICP-Brasil por diversos setores”, explicou Lemos.

O Reitor da UnB, Ivan Camargo, destacou a importância do desenvolvimento de novas tecnologias. “Ter a oportunidade de participar do desenvolvimento de uma tecnologia nacional que será amplamente utilizada é muito importante para nós. Esperamos que essa seja a primeira de muitas parcerias, visto que vivemos em uma época de constante desenvolvimento tecnológico”, afirmou Camargo.

O projeto será coordenado pelo professor do curso de Engenharia de Software da UnB, Luiz Laranjeira. O aplicativo, após finalizado, será disponibilizado ao público em geral e incorporado ao gerador e visualizador de arquivos PDF.

PAdES

O PAdES é o padrão que permite a utilização de assinaturas digitais em arquivos PDF. Os debates sobre o padrão de assinatura PAdES tiveram início em 2012, quando o Comitê Gestor da ICP-Brasil – CG ICP-Brasil criou um Grupo de Trabalho – GT, que tinha por objetivo propor uma forma de regulamentação do PAdES no âmbito da ICP-Brasil.

Após os estudos, ficou definido que, assim como no CAdES e XAdES, o PAdES deveria ter sua regulamentação baseada em políticas de assinatura ICP-Brasil. Em 2014, por nova determinação do CG-ICP-Brasil, um novo GT foi instituído para elaboração de proposta de regulamentação do PAdES e criação de um plugin que possibilitasse o leitor de PDF validar as políticas estabelecidas pela ICP-Brasil. A proposta de regulamentação do PAdES já está pronta e será submetida à apreciação na próxima reunião do CG ICP-Brasil, que será realizada no dia 25 de agosto.

Participaram do ato para assinatura do Termo de Cooperação o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos, o coordenador-geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Wilson Hirata, o assessor técnico do órgão, Jorge de Oliveira, o reitor da UnB, Ivan Camargo e o professor do curso de Engenharia de Software da UnB, Luiz Laranjeira.