< voltar

Notícias do Mercado

O benefício da senha única e a simplificação com o uso de Certificado Digital


10/05/2016 - Fonte: administradores.com.br

Ter um único PIN no Certificado Digital, sem que tenha para isso que colocar seu ID para entrar, acessar e autorizar transações em qualquer computador, é um benefício incomparável ao uso anacrônico de login e senha

O certificado digital é um facilitador da vida do cliente dos bancos. Nós, da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) não temos a menor dúvida em fazer essa afirmação. O CD liberta o cliente do vínculo a um computador específico, ou seja, se o cliente possui um certificado digital, ele pode acessar o seu gerenciador financeiro ou a sua conta corrente em qualquer lugar, sem necessitar cadastro e autorização prévia do computador, como já funciona, por exemplo, no Banco do Brasil desde 2005.

Com isso, o cliente não precisa mais se preocupar em memorizar variadas senhas, nem Identificadores (IDs), ou senhas específicas para cartão, outra para acesso com a chave, uma outra para autorizar transações. Quando usa o certificado digital, ele passa a usufruir de sua senha única, que permanece no cartão. E, o que é melhor, é que esse instrumento é à prova de roubos, pois não trafega na rede.

Ter um único PIN no Certificado Digital, sem que tenha para isso que colocar seu ID para entrar, acessar e autorizar transações em qualquer computador, é um benefício incomparável ao uso anacrônico de login e senha, normalmente usual nos sites mais comuns, que expõem o cliente aos riscos de perdas derivadas de invasão, roubo e fraude. É importante lembrar que os chamados hackers têm se sofisticado a cada dia. Eles passam o tempo matutando formas de driblar o sistema, de criar coisas novas para burlar a segurança e jeitos diferentes e atrativos de atrair a atenção dos clientes.

Estamos todos acostumados a ler e ouvir todos os dias que as entidades bancárias registram ocorrências frequentes de uso criminoso do login e senha por fraudadores internos e externos às organizações. Isso certamente representa grande prejuízo. Com o uso do Certificado Digital isso deixa de existir.

Outra inovação em curso, que já é usada pelos bancos e está sendo implementada nos certificados da ICP Brasil, é o uso da biometria, que torna desnecessário o login e a senha para qualquer transação em terminais bancários eletrônicos (ATM´s). Basta que o cliente coloque o dedo na leitora e o banco se abre para as operações que ele deseja processar, a partir de uma identificação 100% segura. A ICP Brasil já aprovou o uso da biometria. A tecnologia de certificação digital, desta forma, afirma-se mais e mais como a tecnologia presente que servirá de ponte para o futuro. Ela é rápida, confiável, tem validade jurídica e é totalmente segura em termos de fraude e violabilidade.