< voltar

Notícias do Mercado

Pessoas com deficiência poderão pedir isenção de impostos pela internet para comprar carro


20/12/2017 - Fonte: Infomoney

SÃO PAULO - As pessoas com deficiência (PCD) podem a partir de agora pedir pela internet a isenção de impostos para comprar veículos, segundo a instrução normativa (IN) publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União nesta terça-feira (19).

Antes era obrigatório que a pessoa com deficiência interessada fosse a uma unidade da Receita Federal presencialmente.

De número 1769/2017, a IN se refere a aquisição de veículos destinados a pessoas com "deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou autistas, com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF)".

Os pedidos de isenção serão formulados por intermédio do Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção IPI/IOF (Sisen), disponível no sítio da Receita Federal na internet. E o acesso ao mesmo será feito mediante a utilização de certificado digital ou código de acesso, caso o usuário não possua este certificado, de acordo com a Receita.

O principal motivo da mudança é a agilidade. Serão 150 mil pedidos de isenção anuais que deixarão de ser apresentados nas unidades de atendimento da Receita Federal. Com os pedidos sendo feitos via internet, o prazo para concessão do benefício passa de cerca de 100 dias para 72 horas.

A automatização do processo foi possível porque o sistema faz uso das bases de dados de vários órgãos públicos, para “garantir a celeridade e a segurança do processo”.