< voltar

Notícias do Mercado

Cartão de Cidadão vai ter autenticação por SMS no telemóvel


09/11/2014 - Fonte: tecnologia.com.pt

No futuro, vai ser possível identificar-se juntos dos serviços da administração pública através de uma autenticação por SMS, ao estilo do que já acontece com o HomeBanking.

As ideias foram anunciadas por AnaPipa, da Agência para a Modernização Administrativa, durante a conferência realizada na Universidade de Aveiro e organizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, segundo o Sol.

Uma das novidades é o projeto “chave móvel digital” que permitirá que seja identificado no serviço público através de um smartphone ou tablet, incluindo a opção do envio de SMS, ao estilo do HomeBanking.

Outro dos projetos apresentados tem como objetivo aumenta ro número de dados pessoais no chip do cartão de cidadão, já qu eo memso es´ta subaproveitado. Por exemplo, permitir que a autenticação e assinatura digital seja feita a nível europeu, para que não serja necessários a desocação presencial para tratar de assuntos em outros países da União Europeia.

Outra ideia que poderá estar em vigor já em janeiro de 2015 é a possibilidade de fazer apenas uma assinatura para vários documentos, ou então ter a sua assinatura digital associada ao seu perfil profissional, como por exemplo um projeto que tenha de ser assinado por um engenheiro.