< voltar

Notícias do Mercado

Programa vai permitir abertura de empresas em SC pela internet com ajuda do certificado digital


26/09/2017 - Fonte: Portal Segs

Segundo a levantamento da Serasa Experian, neste ano já foram abertos mais de 50 mil empreendimentos no estado de Santa Catarina

Abrir uma empresa em Santa Catarina ficará mais fácil a partir de outubro, com a ajuda do certificado digital. Os procedimentos poderão ser feitos pela internet, sem necessidade de deslocamento, com o Programa Jucesc Digital, desenvolvido pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). O sistema também permitirá obter outros serviços de atos empresariais como, requerimentos e certidões. Bastar ter a certificação digital para viabilizar os trâmites.

Segundo o indicador Serasa Experian de nascimento de empresas, no primeiro semestre desse ano houve aumento de 15% no registro de novos negócios em Santa Catarina em relação ao mesmo período do ano anterior. Este foi o sétimo estado na lista dos que mais abriram empresas no país, com total de 51.362 empreendimentos. “A partir de outubro, para impulsionar ainda mais este cenário, a certificação digital irá apoiar a desburocratização dos processos de aberturas, fomentando o empreendedorismo na região por meio do Programa Jucesc Digital”, explica Murilo Couto, gerente de estratégia de negócios da Serasa Experian.

Na cidade de São Paulo já está funcionando sistema semelhante, o Empreenda Fácil, programa que desburocratiza a abertura e a aquisição de licenças de funcionamento às empresas de baixo risco. O programa se propõe a reduzir o tempo médio do processo de 101 para apenas 7 dias. A Serasa Experian indica o uso de um certificado digital para validar e facilitar seu acesso à plataforma criada pelo governo federal.

Na etapa inicial do projeto Empreenda Brasil, os futuros empresários poderão abrir somente empresas de baixo risco, ou seja, com área construída inferior a 1.500 m² ou instaladas em área de até 500 m², e que não demandem licenciamentos específicos (ambiental, entre outros). A ideia é facilitar a criação de novos empreendimentos na cidade, eliminando a burocracia. O processo será realizado, em sua maior parte, pela internet, sem exigência de deslocamento do empresário entre diferentes órgãos públicos. O endereço do portal é: http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br/

Saiba mais sobre o certificado digital em www.certificadodigital.com.br