< voltar

Notícias do Mercado

Multicert ganha contrato de 1M€ para levar receitas eletrónicas à Grécia

A Multicert foi escolhida para introduzir a prescrição eletrónica de medicamentos na Grécia, um projeto que vai envolver todos os médicos do país e acomodar 300 mil prescrições diárias.


02/09/2014 - Fonte: Tek.pt

A tecnologia da empresa portuguesa vai assegurar que todo o processo de prescrição de medicamentos passa a ser eletrónico, facilitando o cruzamento de dados e o controlo dos medicamentos vendidos nas farmácias.

A prescrição eletrónica das receitas será validada através de um certificado digital, que também será a Multicert a fornecer. Quando o medicamento é vendido, o farmacêutico assina a mesma receita digital usando também um certificado.

O projeto vai envolver os 40 mil médicos em atividade na Grécia e 10 mil farmacêuticos. As 300 mil prescrições que diariamente passarão a ser prescritas através do sistema são cerca do dobro das registadas em Portugal, onde a empresa também tem projetos na mesma área.

A Multicert começou a implementar o projeto em meados de julho e estima que a entrada em produção aconteça no próximo dia 10 de setembro. Segue-se um contrato de manutenção que se prolongará por 5 anos, conforme explicou ao TeK, Jorge Alcobia, diretor geral da Multicert.

A implementação, que envolve quatro colaboradores a trabalhar a partir da Grécia e mais oito que fazem desenvolvimento específico a partir de Portugal, vai ter um impacto de um milhão de euros na faturação da empresa. Assegura a sua entrada em mais um mercado e dá um forte impulso à receita proveniente da internacionalização, que deverá aumentar de 20% para 60% do volume de negócios total.

A Multicert centra atividade na segurança digital e na certificação. Para desenvolver o novo projeto na Grécia foi escolhida pela Byte Computer, uma empresa local. A tecnológica tem a expectativa de que a tecnologia de PKI - Public Key Infrastructure que agora vai implementar no sistema de saúde grego possa vir a ser utilizada no país para outros fins e que chegue mesmo a outros mercados.

Em Portugal, a Multicert emite certificados qualificados para todos os médicos, no âmbito de uma parceria com a Ordem dos Médicos. A cédula profissional dos médicos contém um chip onde estão guardados os dados do médico e os certificados digitais emitidos pela tecnológica que podem ser usados para validar as receitas eletrónicas emitidas pelo profissional.