< voltar

Notícias do Mercado

Serpro inova em identificação digital e lança certificado digital nas nuvens


13/04/2018 - Fonte: Crypto ID

Serpro é a primeira empresa autorizada a comercializar certificação em nuvem no país

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) homologou, hoje, dia 13, o credenciamento da estatal como Prestadora de Serviço de Confiança

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou hoje, 13 de abril, no Diário Oficial da União (D.O.U), o credenciamento do Serpro como Prestador de Serviço de Confiança (PSC) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil para comercializar certificação digital em nuvem.

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) publicou hoje, 13 de abril, no Diário Oficial da União (D.O.U), o credenciamento do Serpro como Prestador de Serviço de Confiança (PSC) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil para comercializar certificação digital em nuvem.

Com a homologação do ITI, a empresa passa a ser a primeira a poder oferecer o serviço por dispositivos móveis aos cidadãos e empresas, garantindo mais praticidade e segurança ao usuário, além de mais economia, já que o serviço vai custar, em média, 30% menos que o certificado em dispositivo físico.

“O Serpro é a primeira empresa do país a receber a homologação do ITI e já está pronto para oferecer a solução no mercado. Essa tecnologia permitir, por exemplo, que cada cidadão tenha uma assinatura eletrônica em seu próprio celular, o que facilita as suas transações digitais”, ressaltou a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

“É com satisfação que o ITI noticia o credenciamento do primeiro PSC. Estamos bastante convictos de que o fato é um marco para a ICP-Brasil. Oficialmente, já é possível ter um certificado digital armazenado de forma remota e, ao mesmo tempo, manter o controle, uso e conhecimento exclusivo de seu titular”, celebrou o diretor-presidente do ITI, Gastão Ramos.

O Neo ID começa a ser comercializado na próxima semana no Portal do Serpro.

Sem token e sem drivers: tudo na nuvem
Um certificado digital basicamente é utilizado para dar validade jurídica a transações realizadas digitalmente. É uma assinatura digital que comprova que foi a pessoa quem efetivamente executou a transação.

O novo serviço de certificação em nuvem oferecido pelo Serpro, por sua vez, traz mais comodidade para seus usuários, que poderão usar o certificado a partir de dispositivos móveis, eliminando a necessidade de utilização de outros dispositivos.

Um serviço com mais vantagens
Os benefícios para quem adquirir o Neo ID são inúmeros: desde a praticidade, passando pela economia e agilidade com toda a segurança de um certificado digital. Além disso, outra vantagem é a validade de três anos dos certificados em nuvem, o que pode ser renovada automaticamente. O usuário pode, também, rastrear pelo seu dispositivo móvel o uso de suas chaves, permitindo a criação de relatórios de uso.

Prestador de Serviço de Confiança (PSC)
O PSC é uma entidade da ICP-Brasil que tem como tarefa armazenar os certificados digitais de usuários em hardwares criptográficos com acesso remoto nos mesmos padrões de segurança já adotados para as Autoridades Certificadoras. A entidade regulamenta os portais de assinaturas digitais para dados, documentos e transações eletrônicas.