< voltar

Notícias do Mercado

Agropecuária lidera o uso de certificado digital no Brasil


06/02/2017 - Fonte: Infomoney

Estudo da ANCD aponta que 90% de todas as empresas agropecuárias já atuam com a certificação

O setor agropecuário é o que mais utiliza o certificado digital no Brasil. É o que aponta estudo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), que aponta que 90% de todas as empresas agropecuárias já atuam com certificação, o que garante ao segmento o primeiro lugar num ranking de outras áreas de atividade.

Segundo o levantamento, 71% do total do Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 – o dado consolidado mais recente -, que foi de R$ 5,9 trilhões, tiveram em sua geração a participação da certificação digital. Por setor, a classificação segue a seguinte ordem: agropecuária 90%; a indústria vem em segundo lugar com 78%, na sequência aparece o setor de serviços com 64% e por fim o comércio, com 47%.

De acordo com Antonio Sérgio Cangiano, diretor-executivo da ANCD, a certificação digital tem trazido inúmeros benefícios para os cidadãos e para as instituições que a adotam. “Com a certificação digital é possível utilizar a internet como meio de comunicação alternativa para a disponibilização de diversos serviços com maior agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos.”

O estudo pontua que o fato de o setor agropecuário aparecer com 90% não significa que é o que tem maior número de certificados digitais, mas é o setor onde o uso dessa ferramenta é quase completo em todas as empresas, faltando apenas 10% para ser fechado o ciclo de implantação de todo o setor, destaca Cangiano.  “Esse segmento tem peso muito grande, é onde está o maior volume de exportações do Brasil.”