< voltar

Notícias do Mercado

Cabo Verde prepara condições para certificar transações eletrónicas

Um seminário de capacitação para técnicos em auditoria para o ambiente de infraestruturas, com consultoria brasileira, está a decorrer na cidade da Praia, sob a égide da Agência Nacional das Comunicações (ANAC).


15/10/2014 - Fonte: portugaldigital.com.br

Praia - Um seminário de capacitação para técnicos em auditoria para o ambiente de infraestruturas começou segunda-feira na cidade da Praia, sob a égide da Agência Nacional das Comunicações (ANAC).

O seminário inscreve-se no âmbito das medidas que Cabo Verde está a tomar para começar a trabalhar com certificados digitais para transações eletrónicas.

A capacitação é feita no quadro de uma formação em "planeamento, acompanhamento e encerramento de auditorias pré-operacionais a serem realizadas em entidades de certificação digitas", ministrada por dois auditores do Instituto das Tecnologias de Informação do Brasil (ITI-Brasil).

Um dos formadores assegurou que o governo de Cabo Verde já tem montada toda a parte física da infraestrutura de chaves públicas que vai trabalhar em certificados digitais e com os mesmos padrões existentes noutros países.

"Com a parte da infraestrutura já montada e pronta, agora é a etapa de disseminação de uso de certificado digital, ou seja fazer uso dos mesmos por meio das aplicações, como por exemplo no passaporte eletrónico ou em transações bancários", esclareceu.

Com essa formação, os técnicos cabo-verdianos vão conseguir atestar o relatório de auditoria sobre essa a infraestrutura de chaves públicas estando em condições de saber se o mesmo atendeu os requisitos técnicos exigidos para fazer com segurança as operações entre as redes computacionais.

Esta formação de capacitação se realiza no âmbito dum acordo básico de cooperação técnica e científica entre os Governos de Cabo Verde e do Brasil para a implementação do projeto "Reforço Institucional da Infraestrutura de Chaves Públicas em Cabo Verde (ICP/CV)", assinado entre a ANAC e o ITI-Brasil.