caso de sucesso assinatura digital

Advanced Corretora ganha eficiência operacional com assinatura digital

caso de sucesso assinatura digital Advanced
Cliente

Advanced Corretora

Solução Proposta

Solução SaaS (Software como Serviço) de Assinatura Digital e Workflow por meio do Portal QualiSign.

Necessidade do Cliente

Ganhar eficiência operacional com assinatura digital.

Principais Resultados

Controle de poderes, agilidade, controle on-line de todos os contratos eletrônicos, redução de custos e aumento de produtividade.

A Experiência

Uma corretora de câmbio ágil e com um grande apetite de crescimento. É desta forma que a Advanced Corretora, fundada em 1999, vem obtendo resultados expressivos no mercado de câmbio. Em 2013 a Advanced teve um crescimento de 52% em sua receita de operações próprias de câmbio, com uma movimentação de U$ 622 milhões. Com isto a corretora alcançou a 5ª posição* entre as maiores corretoras de câmbio do Brasil, no mercado primário. “Atendimento personalizado é o principal diferencial e o que fez a Advanced crescer desta forma e com esta velocidade”, comenta Juleandro Barosa, Gerente da equipe Comercial da Advanced.

A Advanced conta atualmente com 120 colaboradores e mais de 10 mil clientes ativos. No ano passado foram realizadas mais de 40 mil operações de câmbio próprias e cerca de 60 mil operações de intermediação com movimentação de R$ 22 bilhões.

Para atender o aumento expressivo do volume de operações de câmbio, que hoje atinge 3,4 mil operações/mês, a área de BackOffice da Advanced percebeu a necessidade de um processo mais automatizado, principalmente no que tange à formalização dos contratos. “As operações de câmbio são ágeis, mas a formalização traz custos crescentes de transporte, controle e armazenamento dos papéis. Para atacar este problema procuramos uma solução de assinatura digital”, comenta Wladimir Pereira, responsável pelo BackOffice da Advanced.

Para implementar rapidamente a assinatura digital dos contratos buscou-se uma solução pronta no mercado. A solução adotada foi o Portal QualiSign . Atendimento e suporte rápido, solução confiável e preço competitivo foram as variáveis determinantes para a escolha.

O uso da assinatura digital também trouxe outros benefícios para a corretora, como o controle de poderes. “Com a assinatura digital temos mais segurança, pois temos a certeza de quem assinou é o representante legal da empresa. Outro ganho expressivo foi a agilidade e o controle on-line de todos os contratos assinados digitalmente. Além de conseguirmos localizar rapidamente qualquer contrato, atendemos outras demandas com mais facilidade e rapidez, como as auditorias internas, Banco Central e fiscalização da Receita Federal”, enfatizou Wladimir.

A Advanced optou por integrar o sistema de BackOffice com o Portal QualiSign, o que trouxe um aumento ainda maior de produtividade. Com isso, as operações não precisam ser redigitadas no portal de assinaturas. Elas migram automaticamente do sistema de BackOffice para o portal que, imediatamente, dispara a coleta e o controle das assinaturas digitais.

Atualmente, 23% dos contratos já são assinados digitalmente. “Estamos criando campanhas para estimular nossos clientes que ainda assinam os contratos em papel a utilizarem a assinatura digital. Nossa experiência tem mostrado que aqueles que começaram a assinar os contratos digitalmente não querem voltar mais à idade da pedra, ou melhor, do papel. Alguns já exigem o uso da assinatura digital como pré-requisito para o fechamento da operação”, enfatiza Juleandro.

Os clientes da corretora também têm vantagens, como agilidade e redução de custo por meio da assinatura em lote. “Alguns clientes chegam a assinar 100 contratos por dia em minutos. Imagine o tempo gasto pelos executivos para assinar todos estes contratos em papel, diariamente? Sem contar que eles precisavam imprimir todos os contratos e despachá-los em malotes para a corretora. Hoje a operação para esses clientes é rápida e eles podem assinar o lote todo em minutos”, conta Wladimir.

Outra descoberta importante feita pela área de BackOffice foi identificar que alguns clientes já possuíam certificado digital, porém o utilizavam somente para fins fiscal e tributário e desconheciam que ele poderia ser utilizado para assinar digitalmente os contratos de câmbio.

Neste ano a corretora prevê um crescimento de 30% na receita, mantendo assim seu ritmo acelerado de expansão.

Sobre a Advanced Corretora

Fundada há 15 anos como um grupo de câmbio com presença marcante no câmbio turismo e representatividade nacional, a Advanced Corretora obteve em 2013 o maior faturamento em sua história e foi classificada como a 5ª * corretora no ranking das maiores corretoras de câmbio do Brasil no mercado primário. Nessa escalada, a Corretora Advanced cresceu de forma consistente expandindo sua atuação para o câmbio comercial e seguros, além das importantes aquisições e da regulamentação do Banco Central que, em 2010, autorizou as corretoras a operarem com posição própria de câmbio. Casa Paulista S/A, Corretora Magliano e Corretora Souza Barros, foram importantes aquisições para alavancagem de seu crescimento, além de solidificar-se no mercado com a criação de 3 pilares: câmbio turismo, câmbio comercial e seguros. (*Fonte: Banco Central do Brasil)