caso de sucesso assinatura digital

Banco Toyota adota assinatura digital nas aprovações de crédito

caso de sucesso assinatura digital banco toyota
Cliente

Banco Toyota do Brasil

Solução Proposta

Solução SaaS (Software como Serviço) de Assinatura Digital e Workflow através do Portal QualiSign

Necessidade do Cliente

Agilizar processo de aprovação de crédito.

Principais Resultados

Instituição ganha mais produtividade e agiliza processo de decisão e formalização das linhas de crédito para concessionárias e clientes frotistas em todo o Brasil, aprovando crédito em até 20 minutos

A Experiência

Com o objetivo de fomentar e suportar as vendas da marca Toyota no mercado brasileiro, o Banco Toyota do Brasil opera com CDC – Crédito Direto ao Consumidor para pessoas físicas e jurídicas, além de outros produtos que atendem às necessidades da rede de Distribuidoras Toyota no País. Recentemente, a fim de ganhar mais produtividade e agilizar seus processos de decisão e formalização de linhas de crédito atacado, a instituição deu um salto rumo à modernização, adotando a assinatura digital nas suas aprovações através do Portal QualiSign , uma solução SaaS (Software como Serviço) de assinatura digital de documentos eletrônicos desenvolvida e mantida pela QualiSoft, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas e produtos para o processamento seguro de transações eletrônicas.

"Ao avaliar os processos internos de decisão de crédito, percebemos que a adoção de uma solução de assinatura digital poderia aumentar a produtividade e agilizar o processo de decisão e formalização das linhas de crédito, já que o banco precisava de uma solução via web que agilizasse a implantação sem impactar a área de TI com mais uma demanda de desenvolvimento, e ainda considerando um baixo custo de implementação”, diz Alexandre Moya, executivo da área de Crédito Atacado do Banco Toyota do Brasil. “Observamos que poderíamos melhorar sensivelmente o tempo de aprovação e implantação das linhas de crédito”, completa.

Segundo Moya, o processo de formalização chegava a levar cerca de 80 minutos para cada aprovação de linha de crédito de cada uma das concessionárias Toyota espalhadas pelo país e também dos clientes frotistas que são atendidos diretamente. “Após estudarmos as alternativas do mercado, optamos pelo Portal QualiSign, conseguindo reduzir o tempo do processo em 75%, passando para apenas 20 minutos. É um ganho de produtividade relevante. Além disso, o risco operacional foi minimizado com a integração do sistema de alçadas do Banco ao Portal QualiSign. Esta integração e a implantação do processo levaram apenas 20 dias”, completa.

Outro aspecto destacado pelo executivo do Banco Toyota do Brasil é a mobilidade. “Com a assinatura digital, os aprovadores, incluindo analistas, gerência e diretoria, podem assinar a aprovação remotamente, o que agiliza o processo de formalização e implantação dos limites. Este modelo de aprovação de crédito com assinatura digital padrão ICP- Brasil é pioneiro e com esta experiência positiva, o Banco Toyota dá mais um passo rumo à inovação e sustentabilidade de suas operações via desmaterialização de seus processos”, destaca Moya informando que avaliações da aplicação da assinatura digital em outras áreas e processos da empresa já estão em andamento.

Sobre o Banco Toyota do Brasil

O Banco Toyota do Brasil opera no País desde 1999 e está ligado à Toyota Financial Services Corporation, subsidiária integral da Toyota Motor Corporation, empresa fundada em 1937 e que se tornou uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com atuação em mais de 30 países. A divisão financeira da Toyota - Toyota Financial Services Corporation - contribui significativamente para o crescimento mundial da marca Toyota, que no Brasil intensificou-se a partir de 1998, com a inauguração da fábrica de Indaiatuba, interior de São Paulo, que deu início à produção nacional do veículo Corolla. Para mais informações acesse: www.bancotoyota.com.br.