< voltar

Notícias do Mercado

Uruguai implementa identidade eletrônica com assinatura digital


16/01/2014 - Fonte: Convergência Digital

No topo do ranking da América Latina referente ao índice de Governo Eletrônico das Nações Unidas de 2014, o Uruguai fez uma seleção para escolher o fornecedor capaz de emitir o documento seguro de identidade eletrônica e a solução de emissão. A empresa escolhida pelo Ministério do Interior do Uruguai para o programa Documento del Identidad do país foi a Gemalto.

A fabricante fornecerá a carteira de identificação eletrônica Sealys e a solução de emissão instantânea Coesys ao Ministério do Interior do Uruguai. A solução de emissão instantânea da Gemalto permite a entrega imediata do documento de alta segurança em mais de 20 unidades em todo o país.

O microprocessador no cartão de policarbonato oferece autenticação forte de usuário e assinatura digital para o abrangente conjunto de serviços de Governo Eletrônico disponível no país. Ele também está em conformidade com os padrões da ICAO (International Civil Aviation Organization), tornando-se um documento de viagem oficial dentro do Mercosul.

A fornecedora prestará serviços de consultoria durante todo o período da implantação, dando suporte ao Ministério do Interior do Uruguai na integração de terceiros, como bancos, órgãos de cobrança de impostos ou administrações de segurança social, a fim de acelerar a adoção do serviço. O contrato também inclui serviços de manutenção e suporte durante cinco anos.

"Nosso objetivo é melhorar o documento de identidade oficial e impulsionar o uso da nossa plataforma de Governo Eletrônico", afirma Eduardo Bonomi, Ministro do Interior do Uruguai. De acordo ainda com o ministro, a meta do governo do Uruguai é se posicionar na vanguarda da inovação ao implantar documentos de policarbonato com chips com contato e sem contato. O pacote inclui aplicações avançadas de assinatura eletrônica e identidade, bem como a tecnologia Match-on-Card. “Além de cumprir com as exigências da ICAO para os documentos de viagem eletrônicos e manter a entrega imediata para os nossos cidadãos de sua nova identidade, altamente segura", completa Bonomi.

Jérôme Desbois, vice-presidente de Programas de Governo para a América Latina da Gemalto, diz que os serviços online no Uruguai aumentaram 55% de 2012 a 2014.“Com este programa, o Uruguai se torna um dos primeiros países da América Latina a implantar um documento de identidade que é aderente às mais recentes normas de segurança internacionais. No futuro, o componente em conformidade com a ICAO permitirá que o Uruguai implante o controle de fronteira automático e portões eletrônicos (eGates)”, completa Desbois.